Você não está sozinho!

Don Francisco é um pastor e líder de louvor norte-americano que há muitos anos me influenciou com as letras e a mensagem das suas músicas (fiz uma tradução da sua música A Visão do Vale que coloquei no Youtube em 2010).

Nesta semana Don postou uma mensagem na sua página que achei tão importante que fiz uma rápida tradução para poder colocá-la aqui. Espero que estas palavras podem te inspirar e animar na mesma maneira que elas têm sido um vento novo de esperança e fé para mim. – Paul


Fui criado como evangélico, mas cheguei a um lugar no meu caminho onde preciso falar sobre a vista: Não é a mesma coisa. Durante mais de quarenta anos de apresentações, viajando pelo mundo de fala inglesa, testemunhei muito, aprendendo de muitas maneiras diferentes de acreditar e expressar essas crenças; muito tempo também foi gasto em estudo, oração e meditação.

Como já mencionei em outros lugares, um dos meus desenhos animados favoritos retrata três combinações fatais: Super-homem e a kriptonita, um vampiro e a luz do sol – e os evangélicos e a história da igreja. A ignorância custa caro, especialmente quando envolve as questões primordiais da vida.

Muito do que é ensinado e acreditado hoje como sendo “cristianismo” é, na melhor das hipóteses, uma aberração daquilo que Jesus veio nos ensinar. Aplica-se um truísmo familiar: Se você definir seu curso apenas alguns graus errados no início da viagem, você perderá seu destino por milhas. (Este não é o lugar para descrever os muitos passos errados dos últimos dois mil anos. Eles estão lá para qualquer um que se preocupe em investigar os assuntos de interpretação bíblica e a história da igreja…).

Estou escrevendo esta pequena nota para aqueles que se encontraram aparentemente sozinhos no caminho. Muitas vezes estamos lá como resultado de uma simples epifania: “Eu sei que Ele é real, e que Ele me ama – mas o resto das coisas desta religião me faz enlouquecer”. Na verdade, nós já vimos o que qualquer criança normal vê: O imperador não tem roupas… e além disso… as regras do imperador também não fazem muito sentido.

Mas também já vimos a realidade do Cristo ressuscitado com o mais profundo de nossos seres, e ouvimos sua voz. Sabemos que Ele é Deus, e que Ele ensinou e demonstrou seu amor por nós durante toda sua vida física, crucificação e ressurreição. Seu Espírito está vivo e se comunica diretamente com cada um de nós. Estas coisas são a base espiritual para mim – não porque eu as tenha lido ou porque alguém me convenceu, mas porque, como Paulo e muitos outros, “agradou a Deus revelar Seu Filho em mim”.

A situação realmente não deveria ser uma surpresa: Ficar de fora olhando para dentro é uma situação bíblica familiar. O que pensamos que “pegar sua cruz” significava, afinal? Bem-vindo à ekklesia do século 21! É selvagem e maravilhoso aqui fora! Jesus ainda está conosco – na verdade, o caminho muitas vezes parece estranhamente semelhante ao que Ele percorreu todos aqueles anos atrás. E nós só recentemente começamos a reconhecer quantos companheiros de viagem existem.