Quem, então, é bastante sábio para esse momento na história? Aquele que sempre foi sábio o bastante para bancar o louco. Pois quando o sábio é tolo, o rico pobre e o piedoso mundano, necessitamos de uma loucura especial para subverter tal tolice, uma sagacidade especial para ensinar a verdadeira sabedoria.1 – Os Guiness, “The Gravedigger File”2
John Wimber, o fundador da Igreja Vineyard, contou que antes da sua conversão ele viu um homem na rua vestindo uma placa que dizia “Eu sou um louco para Cristo – Você é um louco para quem?” Anos depois, quando ele teve um encontro com Jesus na casa de um amigo, Wimber lembrou daquela cena:
Na Bíblia nós vemos três tipos de louco ou tolo. O primeiro é aquela pessoa simples, que falta uma capacidade de racionamento mais profundo. Mesmo que tais pessoas possam estar rejeitadas por certos segmentos da sociedade, Deus, porém, não as rejeita:
O segundo tolo, porém, está num estado muito mais perigoso, porque é o tolo espiritual, aquele que não quer reconhecer a existência de Deus, assim se desculpando da obrigação de se submeter à Sua autoridade:
Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe.” – Salmo 14:1a, 53:1a
Paulo explica na sua primeira carta à igreja de Corinto que muitos dos mais inteligentes deste mundo são, na verdade, tolos espirituais, enquanto aquelas pessoas que possam aparecer loucas aos olhos desse mundo são espiritualmente sábios:
É aqui que nós podemos ver o terceiro tolo, aquele que é “louco por causa de Cristo”4. Mesmo que o mundo possa o confundir com o primeiro tolo, ele é o que é por escolha própria, tomando atitudes e decisões que para o mundo apareçam loucura, por causa de Cristo e o Seu Reino:
O Rol de Honra daqueles que cumpriram o papel do terceiro tolo começa com o nome do Senhor Jesus, acusado de estar enlouquecido tanto por seus próprios parentes5 como pelos líderes dos Judeus6. O apóstolo Paulo, diante da acusação do Festo que “as muitas letras o está levando a loucura”, respondeu: “Não estou louco… o que estou dizendo é verdadeiro e de bom senso.”7
Temos um exemplo claro desta realidade quando pensamos que uma estrofe de um dos mais belos hinos da Igreja, “Sublime Amor”, foi descoberta na parede de um manicômio depois da morte do seu autor.8
E em papel o céu também,
E a pena ágil deslizasse,
Dizendo o que esse amor contém,
Daria fim ao grande mar,
Ao esse amor descrever,
E o céu seria mui pequeno
Pra tal relato conter.9
O mundo pode dizer “Quem ri por último não entendeu a piada” mas, para o terceiro tolo, o velho ditado ainda vale: “Quem ri por último ri melhor”. É para esses que estão reservadas as palavras “Muito bem, servo bom e fiel… Venha e participe da alegria do seu senhor.”10
Seja o terceiro tolo.
Pr Paul David Cull
www.avivamentoja.com
1 “The Gravedigger File – Papers on the subversion of the modern church” por Os Guiness
2 Eu peguei emprestado a frase “o terceiro tolo” do Guiness, porém a sua definação é um pouco diferente da minha. Na sua definação o tolo espiritual é o primeiro, enquanto o meu terceiro tolo está representado pelo seu segundo e terceiro tolo.
3 “I’m a fool for Christ, whose fool are you?” por John Wimber (Fita VHS). Wimber continuou dizendo “Eu não sabia que seria também a coisa tola aos olhos da Igreja.”
4 1 Coríntios 4:10
5 Marcos 3:21
6 João 10:20
7 Atos 26:24 e 25
8 “The love of God is greater far” por Frederick M. Lehman; letras citadas descobertas em 1050
9 Fonte https://www.letras.mus.br/hinos-adventistas/1158878/
10 Mateus 25:21,23