Emanuel – Deus Conosco

O menino Jesus na manjedouraJosé, seu marido, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Projetando ele isto, em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. – Mateus 1:19 a 23

Neste trecho da história do nascimento do Senhor Jesus, nós temos uma referência a uma estranha profecia do Antigo Testamento, em Isaías capítulo 7, versículo 14:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

Sabemos que o Messias foi chamado de Jesus, o Cristo (Ungido). Ele mesmo se chamou do “Filho do Homem” (ex. Mateus 8:20, 25:31) numa clara referência à profecia de Daniel (Daniel 7:13). Porque, então, esta profecia disse que Ele será chamado de Emanuel, Deus conosco?

A Bíblia deixa claro que o Senhor Jesus é, de fato, Deus. Uma outra profecia de Isaías mostra que o menino que nasceu, o Filho que foi dado ao mundo, é o Pai Eterno, o Deus Todo-Poderoso:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. – Isaías 9:6
 

O autor da Carta aos Hebreus explicou que Jesus é a “expressa imagem” da Pessoa de Deus:

Havendo Deus outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo. O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. – Hebreus 1:1-3a
 

O próprio Senhor Jesus afirmou que Ele é o Pai:

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
 
Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo. Antes, é o Pai que está em mim quem faz as obras. Crede-me quando digo que estou no Pai, e o Pai está em mim; pelo menos crede por causa das mesmas obras.
– João 14:8-11
 

e se chamou pelo nome “Eu Sou”, o nome pelo qual Deus se revelou ao Moisés (Êxodo 3:14):

Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. Vós não o conheceis, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós, mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; viu-o e alegrou-se.
 
Disseram-lhe os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
 
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão nascesse, eu sou!
Então pegaram em pedras para atirar nele, mas Jesus se ocultou, e retirou-se do templo.
– João 8:54 a 59
 

Os Judeus entenderam o significado das Suas palavras, que Ele estava se chamando de Deus, e por isso tentaram apedrejá-lo! A mesma coisa aconteceu uma segunda vez, como nós vemos em João capítulo 10:

Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém pode arrebatá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.
De novo os judeus pegaram em pedras para apedrejá-lo, mas Jesus lhes disse: Tenho-vos mostrado muitos grandes milagres procedentes de meu Pai. Por qual deles me apedrejais?
 
Responderam os judeus: Não te apedrejamos por nenhum milagre, mas pela blasfêmia, porque tu, mero homem, te fazes Deus a ti mesmo.
– João 10:29 a 33
 

Então, podemos ver claramente na luz da Bíblia, que o Senhor Jesus realmente é Emanuel, Deus conosco. Esta mensagem foi a base da Sua pregação, o fato que o Reino de Deus chegou aos homens, na pessoa do Seu Rei, Jesus:

Desde então começou Jesus a pregar: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. – Mateus 4:17
Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todos os tipos de doenças e enfermidades entre o povo. – Mateus 4:23
 

Quando nós pensamos no “Emanuel” – o fato que Deus está conosco na Pessoa do Senhor Jesus – é fácil pensar somente no passado – na Sua primeira vinda – ou no futuro, a Sua segunda vinda, a Sua volta a este mundo. Porém o próprio Senhor Jesus prometeu que Ele não iria nós abandonar, mas que estará conosco para sempre na Pessoa do Seu Espírito, o Espírito Santo:

Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; virei para vós. – João 14:16 a 18

Na mesma forma que a Bíblia mostra que o Senhor Jesus é Deus, nós vemos também que o Espírito Santo de Deus é o Espírito do Senhor Jesus:

Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. – 2 Coríntios 3:17
 
Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. – Gálatas 4:6
 
Desta salvação inquiriram e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e sobre as glórias que os seguiriam. – 1 Pedro 1:10 – 11
 

Neste tempo de Natal, quando nós lembramos a primeira vinda do Senhor Jesus a este mundo, precisamos lembrar que ainda Deus está conosco, que o Espírito Santo de Deus está conosco, e que Seu Reino ainda se faz presente neste mundo. Não vemos ainda o que teremos quando o Rei voltar, porém podemos, sim, provar “os poderes do mundo vindouro” (Hebreus 6:5) e experimentar a gloriosa realidade de “Emanuel” – Deus Conosco – aqui nesta vida.

Deus te abençoe

Pr Paul David Cull
www.avivamentoja.com


Citações da Bíblia da Edição Contemporânea de Almeida da Editora Vida.