­

Isso é avivamento! Quando os homens nas ruas têm medo de abrir as suas bocas e proferir palavras impiedosas para que o julgamento de Deus não caisse; quando pecadores, apavorados pela presença de Deus, tremem na rua e choram por misericórdia; quando, sem reuniões especiais e anúncios sensacionais o Espírito Santo varre cidades e aldeias com poder sobrenatural e segura os homens no aperto de uma convicção terrificante; quando toda loja se torna um púlpito: todo coração um altar; toda casa um santuário e as pessoas caminham humildemente antes de Deus - isso é avivamento!   
   
Dr Campbell Morgan, depois de testemunhar as cenas de avivamento em Gales, voltou a Capela de Westminster em Londres e declarou, "Isso é avivamento que vem dos céus; não há nenhum pregação, nenhuma ordem, nenhum hinário, nenhum coro, nenhum órgão, nenhuma oferta e finalmente nenhuma propaganda! Agora pense nisso um momento! Havia órgãos - mas eles estavam calados. Haviam ministros - mas não havia nenhuma pregação - elas estavam entre as pessoas que louvaram a Deus! Ainda o avivamento galês é um avivamento de pregação, pois todo mundo está pregando. Nenhuma ordem e ainda se move a cada dia, município para município com uma precisão sem igual, com a ordem de uma força atacante. Nenhum hinário, mas eu quase chorei por causa das canções! Quando os galês cantam eles se abandonam à canção. Nenhum coro eu disse? Era tudo coro."

-- Rev Owen Murphy, citado no livro "Bright and Shining Revival"

Os ataques divinos do Espírito Eterno foram vistas derrubando homens ao chão como corpos por toda parte... O testemunho unânime daqueles que os experimentaram é que eles foram perfurados como se por uma espada ou uma flecha, ou derrubados como se por um tiro de um canhão... Eu conheci algumas reuniões onde haviam motivos razoáveis por acreditar que algo como uma diminuição dos sentidos tinha acontecido a eles; e muitos foram amedrontados pelas visões que viram... eu conheço um homem de temperamento morno, e de uma mente resfriada e a filosófica, que de repente foi inflamado como uma fogueira; e todos que o viram descontrolado, clamando, e saltando de um lado para outro como um veado, do santuário à galeria, e de banco em banco na capela, pensavam que ele tinha enloquecido com certeza... a opinião e experiência dele até hoje é que o Espírito do Deus de um modo sobrenatural estava o tirando do círculo estreito da sua razão, compreensão, e conhecimento, para o mundo largo do espiritual.

-- Do livro "Voices from the Welsh Revival 1904 - 1905

Um observador imparcial concluiria que os participantes jovens excederam em número o povo mais velho neste movimento maravilhoso do Espírito Santo. Eles gastaram energia ilimitada no trabalho, investindo tudo que tiveram ... Este contato preliminar com o avivamento me convenceu que o Espírito Santo estava sondando recursos ilimitados cativando estes corações jovens. Dentro de algumas semanas, tal fato foi demostrada à consciência da nação inteira, com força irresistível. Estes espíritos flamejantes varrerem os esconderijos escuros do pecado e degradação com zelo inapagável. Eles resgataram homens e mulheres perdidos quem as igrejas Laodiceanas aparentemente tinham esquecidos ou ignorados.

-- Do livro "I Saw the Welsh Revival" (Eu Vi o Avivamento Galês) por David Matthews

 

­