Cursos gratuitos de informática básica podem ser usados como uma poderosa ferramenta de evangelização, além de ajudar na formação profissional e educacional de jovens e adolescentes em situação de risco.

Nesta página disponabilizamos gratuitamente, pelo uso não-comercial, uma apostila de dez módulos de um curso de informática básica. Também disponabilizamos três programas que podem ser usados para ensinar o uso correto do mouse e do teclado.

Curso

Apostila de informática básica

Dez módulos, que normalmente querem oito aulas de uma hora cada aula, que ensinam os conceitos básicos do uso do computador, e podem ser utilizados com adolescentes, jovens ou adultos. A apostila pode ser utilizada junto com o livro "Estudando a fundo o Windows" por Wagner Pratti, Editora Escala, porém o seu uso não é obrigatório.

Clique aqui com o botão direito do mouse para salvar a apostila do curso (formato PDF).

Clique aqui com o botão direito do mouse para salvar um arquivo ZIP de arquivos suplimentares, que devem ser salva numa pasta chamada "AULAS".

Software

Todos estes programas funcionam em Windows 95 a XP. Para instalar-los, basta salvar e abrir o arquivo ZIP e executar o programa SETUP.EXE.

Programa MOUSETREIN - Treinamento do mouse

Este programa ajuda os estudantes desenvolver as habilidades necessárias para utilizar o mouse.

Clique aqui com o botão direito do mouse para salvar o arquivo ZIP do programa.

Programa TECTREIN - Treinamento do teclado Este programa ajuda os estudantes encontrar as teclas no teclado e praticar a digitação.

Clique aqui com o botão direito do mouse para salvar o arquivo ZIP do programa.

Programa DIGITREIN - Treinamento em digitação Este programa ajuda os estudantes digitar de forma correta, utilizado todos os dedos nas teclas certas.

Clique aqui com o botão direito do mouse para salvar o arquivo ZIP do programa.

OBS: Os programas TECTREIN e DIGITREIN foram projetados para um teclado ABNT-2. Para utilizar o teclado US INTERNATIONAL é necessário mudar a linha de comando no ícone no desktop ou no menu INICAR e colocar o parámetro "/US" depois do nome do arquivo executável (TECTREIN.EXE ou DIGITREIN.EXE). Para utilizar outros formatos de teclado é necessário informar os dois caratéres que ficam no lugar do Ç e ; no teclado ABNT-2, utilizando o parámetro /Txy onde x é a tecla que ocupa o lugar do Ç e y é a tecla que ocupa o lugar do ;.


Envie para um amigo      Última atualização desta página 28 de setembro de 2010, às 15h37