E a Boa Nova do Reino será pregada pelo mundo inteiro, para que todas as nações a ouçam, e depois virá o fim. – Mateus 24:14 - A Bíblia Viva

Mas a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas enchem o mar. – Habacuque 2:14

Não foi por mera coincidência que Jesus Cristo nasceu no auge do Império Romano. O reinado de Alexandre o Grande, três séculos antes, tinha divulgada uma língua internacional, o Grego, que ainda predominava. Embora os Romanos tivessem conquistado a maior parte da Europa, o Meio-Oriente e a Norte da África, eles não deram prioridade à adoção da sua língua, o Latim. As prioridades de Roma eram segurança, através de uma forte presença militar, e a criação de estradas para facilitar transporte e comunicação.

E neste contexto a mensagem do Cristianismo se espalhava com um alcance e uma velocidade até então inimaginável. Com uma língua internacionalmente entendida, e com novos e mais seguros meios de transporte e comunicação, a primeira igreja poderia cumprir o mandamento de Jesus de pregar a boa notícia do Reino para países e povos além da região imediata de Israel e o Meio-Oriente.

As estradas Romanas formavam a World Wide Web – a teia mundial – da época, e Paulo, portador de cidadania Romana e fluente em Grego, junto com os outros missionários do livro dos Atos dos Apóstolos, desfrutava desta nova tecnologia para anunciar a mensagem de Jesus.

Cada grande mover de Deus desde os dias de Cristo tem sido auxiliado por novas tecnologias de comunicação. No seu livro “We’ve got a future – the 21st century church” (Temos um futuro, a Igreja do século 21), lançado em 1989, Francis Anfuso escreveu:

Todo movimento significativo da Igreja foi apoiado com inovações na indústria da mídia, como estes breves sumários mostram:
- Movimento Protestante – Imprensa
- Movimento de Santidade1 – Telégrafo, telefone, e jornais
- Movimento Pentecostal2 – Rádio, filmes, discos de vínil, revistas
- Movimento Carismático3 – Televisão, fita cassetes, computadores,
- Movimento Atual4 – Filme, vídeo cassetes, monitores, discos compactos (CDs),
- Movimento Futuro – Televisões de alto-definição (HDTV), televisões de conferência.
Hoje, como em nenhum outro momento da história, o sucesso global da Igreja depende no uso efetivo da mídia. As inovações do futuro precisam ser utilizados pelo Espírito de Deus, através da Sua Igreja, para ganhar bilhões de almas.

O ano de 1989 não está tão distante. Muitos dos que estão lendo esta página já estavam vivos naquele ano. Porém em 1989 a Internet estava desconhecida fora de algumas instituições de pesquisa e educação, e a World Wide Web ainda estava sendo criada por um cientista na Suíça. Nem aquelas pessoas que pesquisavam o futuro, como o autor do livro citado, poderiam imaginar como a Internet ia, em poucos anos, mudar o mundo no qual nós vivemos hoje.

É realmente impressionante a velocidade com que a Internet tem se tornado uma parte indispensável de nossas vidas. De acordo com as estatísticas do IBOPE, em janeiro de 2002 haviam 6,3 milhões de usuários residenciais no Brasil. Em quatro anos, até o fim de dezembro de 2005, este número tem dobrado para 12,2 milhões de usuários. A Internet tem conseguido até ultrapassar a televisão na preferência dos usuários – numa pesquisa da Online Publishers’ Association, publicada em setembro de 2004, mais de 50% dos pesquisados norte-americanos responderam que escolheriam ficar com a Internet como meio de comunicação, se tivessem de escolher entre ela e a televisão.

Comunidades online, mensagens instantâneas, salas de bate papo, mensagens de texto enviados de telefones celulares, blogs, wiki e email são novas formas de comunicação que estão sendo rapidamente dominadas pela nova geração.

E mais uma vez devemos perguntar: quais seriam as conseqüências quando estes meios de comunicação fossem utilizados para a divulgação de novos moveres do Espírito de Deus ao redor do planeta.

Cartas enviadas pelo líder do avivamento de Gales no Reino Unido em 1904 e 1905 ajudaram a aumentar o fogo de avivamento que explodiu na Rua Azusa na cidade de Los Angeles EUA, em 1906. Hoje, porém, nós temos o potencial de espalhar notícias sobre avivamento ao redor do mundo em apenas micro-segundos.

E esta geração – a primeira geração online – tem o privilégio e a responsabilidade de estar viva nestes dias, na véspera de um grande derramar mundial do Espírito de Deus.

Hoje nós temos a possibilidade tecnológica de ver se cumprir a profecia do profeta Habacuque que "a (planeta) terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas enchem o mar" (Habacuque 2:14).

Pr. Paul David Cull
www.avivamentoja.com


1. O Movimento de Santidade (Holiness Moviment) começou com John Wesley no século 18, e continuou até o final de século 19.

2. O Movimento Pentecostal começou com o avivamento da Rua Azusa em 1906.

3. O Movimento Carismático foi um movimento internacional do Espírito Santo dentro das denominações consideradas 'tradicionais', começando nos anos de 1960. O 'Jesus Moviment' (Movimento Jesus) aconteceu simultaneamente no final dos anos de 1960 e o início dos anos de 1970.

4. O movimento referido como atual, em 1989 provavelmente seria aquele chamado de 'Terceira Onda' (Third Wave) ou 'Empowered Evangelicos' (Evangélicos com Poder), começando com igrejas como a Vineyard no início dos anos de 1980 e continuando com o mover de Toronto de 1994.

Deixe seus comentários sobre esta matéria em nossa comunidade online.


Envie para um amigo      Última atualização desta página 28 de setembro de 2010, às 15h37