José, seu marido, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Projetando ele isto, em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. - Mateus 1:19 a 23

Neste trecho da história do nascimento do Senhor Jesus, nós temos uma referência a uma estranha profecia do Antigo Testamento, em Isaías capítulo 7, versículo 14:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

Sabemos que o Messias foi chamado de Jesus, o Cristo (Ungido). Ele mesmo se chamou do "Filho do Homem" (ex. Mateus 8:20, 25:31) numa clara referência à profecia de Daniel (Daniel 7:13). Porque, então, esta profecia disse que Ele será chamado de Emanuel, Deus conosco?

A Bíblia deixa claro que o Senhor Jesus é, de fato, Deus. Uma outra profecia de Isaías mostra que o menino que nasceu, o Filho que foi dado ao mundo, é o Pai Eterno, o Deus Todo-Poderoso:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. - Isaías 9:6

O autor da Carta aos Hebreus explicou que Jesus é a "expressa imagem" da Pessoa de Deus:

Havendo Deus outrora falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo. O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. - Hebreus 1:1-3a

O próprio Senhor Jesus afirmou que Ele é o Pai:

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo. Antes, é o Pai que está em mim quem faz as obras. Crede-me quando digo que estou no Pai, e o Pai está em mim; pelo menos crede por causa das mesmas obras.
- João 14:8-11

e se chamou pelo nome "Eu Sou", o nome pelo qual Deus se revelou ao Moisés (Êxodo 3:14):

Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. Vós não o conheceis, mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós, mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; viu-o e alegrou-se.
Disseram-lhe os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão nascesse, eu sou!
Então pegaram em pedras para atirar nele, mas Jesus se ocultou, e retirou-se do templo.
- João 8:54 a 59

Os Judeus entenderam o significado das Suas palavras, que Ele estava se chamando de Deus, e por isso tentaram apedrejá-lo! A mesma coisa aconteceu uma segunda vez, como nós vemos em João capítulo 10:

Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém pode arrebatá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.
De novo os judeus pegaram em pedras para apedrejá-lo, mas Jesus lhes disse: Tenho-vos mostrado muitos grandes milagres procedentes de meu Pai. Por qual deles me apedrejais?
Responderam os judeus: Não te apedrejamos por nenhum milagre, mas pela blasfêmia, porque tu, mero homem, te fazes Deus a ti mesmo.
- João 10:29 a 33

Então, podemos ver claramente na luz da Bíblia, que o Senhor Jesus realmente é Emanuel, Deus conosco. Esta mensagem foi a base da Sua pregação, o fato que o Reino de Deus chegou aos homens, na pessoa do Seu Rei, Jesus:

Desde então começou Jesus a pregar: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. - Mateus 4:17
Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todos os tipos de doenças e enfermidades entre o povo. - Mateus 4:23

Quando nós pensamos no "Emanuel" - o fato que Deus está conosco na Pessoa do Senhor Jesus - é fácil pensar somente no passado - na Sua primeira vinda - ou no futuro, a Sua segunda vinda, a Sua volta a este mundo. Porém o próprio Senhor Jesus prometeu que Ele não iria nós abandonar, mas que estará conosco para sempre na Pessoa do Seu Espírito, o Espírito Santo:

Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, pois habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; virei para vós. - João 14:16 a 18

Na mesma forma que a Bíblia mostra que o Senhor Jesus é Deus, nós vemos também que o Espírito Santo de Deus é o Espírito do Senhor Jesus:

Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. - 2 Coríntios 3:17
Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. - Gálatas 4:6
Desta salvação inquiriram e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos era destinada, indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e sobre as glórias que os seguiriam. - 1 Pedro 1:10 - 11

Neste tempo de Natal, quando nós lembramos a primeira vinda do Senhor Jesus a este mundo, precisamos lembrar que ainda Deus está conosco, que o Espírito Santo de Deus está conosco, e que Seu Reino ainda se faz presente neste mundo. Não vemos ainda o que teremos quando o Rei voltar, porém podemos, sim, provar "os poderes do mundo vindouro" (Hebreus 6:5) e experimentar a gloriosa realidade de "Emanuel" - Deus Conosco - aqui nesta vida.

Deus te abençoe


Pr Paul David Cull
www.avivamentoja.com


Citações da Bíblia da Edição Contemporânea de Almeida da Editora Vida.

Deixe seus comentários sobre esta matéria em nossa comunidade online.


Envie para um amigo      Última atualização desta página 28 de setembro de 2010, às 15h37