"Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu... Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações estarão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar."
- Lucas 21:10-11,25 NVI

Nos dias de hoje, nós vemos os sinais da volta do Senhor Jesus acontecendo com cada vez mais intensidade e frequência. O ano de 2011 teve o maior número de desastres na história dos Estados Unidos, e o maior desastre natural na história de nosso país. Ao redor do mundo terremotos, enchentes, tsunamis e tornados têm devastado cidades, da Nova Zelândia às Filipinas, dos Estados Unidos ao Japão.

Doze milhões de pessoas estão sofrendo de fome nos países no Chifre da África. Mesmo que a pandemia H1N1 (gripe suína) parece ter sido controlada, bem como a H5N1 (gripe aviária) de alguns anos atrás, casos continuam a aparecer, até mesmo aqui no Brasil, e o mundo está apenas esperando a próxima pandemia que pode aparecer a qualquer hora.

Sabendo que estes eventos já foram profetizados pelo próprio Senhor Jesus, o que deve ser o posicionamento, a resposta, dos Seus seguidores?

No mesmo capítulo 25 de Matheus, onde o Senhor Jesus falou sobre estes sinais, Ele também nós deu uma promessa: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (v. 14). Como nós temos visto depois do tsunami que atingiu a sudeste de Ásia em 2004, o terremoto que abalou Haiti, e os enchentes recentes nas Filipinas, momentos de tragédia também oferecem oportunidades para a pregação do Evangelho, de formas práticas, e com expressões do amor do Pai. Podemos ver uma grande colheita no meio da crise, se estivermos preparados, prontos e dispostos a responder.

Com esta perspectiva sobre a hora em qual vivemos, temos firmado parceiras com alguns ministérios do exterior para formar e treinar equipes de voluntários evangélicos para poder responder e ministrar no meio de desastres. Nossa Equipe de Resposta de Nova Friburgo - RJ tem atuada naquela cidade, uma das mais atingidas na tragédia do inicio de 2011 que assolou a Região Serrana do Rio de Janeiro, e em cidades vizinhas, oferecendo ajuda prática e ministração.

Também, temos ministrado o curso CERT - Equipes Comunitárias de Resposta à Emergência, em Friburgo e região, e estamos preparando outros cursos, incluindo sobre os temas de preparação para o desastre e o gerenciamento de abrigos emergenciais.


Envie para um amigo      Última atualização desta página 28 de setembro de 2010, às 15h37