É bem verdade que pode haver muito tumulto sem avivamento. Mas, à luz do ensino bíblico e da história da igreja, não podemos ter avivamento sem tumulto. - Leonard Ravenhill em "Por que tarda o pleno avivamento?"

Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: "Esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui" - Atos 17:6

Um avivamento é, acima de tudo, uma invasão Divina nos afazeres do homem. É comum o avivamento ser acompanhado por sinais sobrenaturais na terra e nos céus. Avivalistas como Charles Finney, George Whitfield e John Wesley tiveram pessoas caindo e tremendo no poder do Espírito Santo. No avivamento da Rua Azusa era comum ouvir anjos cantando junto com o povo. No avivamento atual em Moçambique, e em outros ministérios como o David Hogan no México e o Reinhard Bonke na África, mortos têm sido ressuscitados. Às vezes até sinais maravilhosos no céu tem acompanhado verdadeiros avivamentos.

O verdadeiro avivamento sempre vem acompanhado com alguma coisa que escandaliza a natureza humana e os preconceitos do dia. Os pregadores do Wesley foram desprezados por serem 'leigos'. Os evangelistas Dwight L. Moody e Smith Wigglesworth foram atacados por terem uma formação escolar precária. O avivamento da Rua Azusa foi criticado por causa da integração racial que o acompanhava, e por suas poderosas manifestações sobrenaturais, incluindo o dom de línguas e o caír no Espírito. O mover atual de Toronto, Pensacola e além, tem sido criticado por causa de algumas manifestações, incluindo o riso no Espírito Santo.

Eu creio que, bem como naquele dia em Jerusalém quase dois mil anos atrás, o Rei, que nasceu em uma manjedoura, sempre vem montado num burrinho:

"Digam à cidade de Sião:
'Eis que o seu rei vem a você,
humilde e montado num jumento,
num jumentinho,
cria de jumenta'" - Mateus 21:5

Será que rejeitaremos o Rei, quando Ele vier, por causa do jumentinho no qual Ele está assentado?

Imaginemos a experiência do pentecostes se repetindo em uma igreja no próximo domingo. O pastor como Pedro, é revestido de poder. E, pela sua palavra, Ananias e sua esposa caem mortos no chão. Será que o crente moderno toleraria isso? E não para ali. Paulo determina que Elimas fique cego. Em nossos dias, isso implicaria na abertura de processo contra o pregador. E se alguns caissem no chão, sob o poder do Espirito Santo - o que acontece em quase todos os avivamentos - sem dúvida iriam difamar-nos. Não seria demais para a nossa sensibilidade?
- Leonard Ravenhill in "Por que tarda o pleno avivamento?"


Pr Paul David Cull
www.avivamentoja.com


Leia também a pregação de Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja Quadrangular nos EUA, O que são essas manifestações? em nossa comunidade online.

Deixe seus comentários sobre esta matéria em nossa comunidade online.


Envie para um amigo      Última atualização desta página 13 de janeiro de 2013, às 05h01